28.5.15

Dança e Audiodescrição: Uma parceria de acessibilidade cultural.


Na parceria com a exposição "Sentir prá Ver", com proposta curatorial e educativa da professora Amanda Tojal, a performance de dança foi incorporada como mais um elemento de acessibilidade. No caso, fui a intérprete-criadora, que corporifica a obra para as pessoas com deficiência visual, surdocega e com múltiplas deficiências, que poderá sentir na tridimencionalidade da representação, no caso das pinturas.
Na parceria a audiodescrição da performance irá compor com a audiodescrição da pintura, somando mais informações e possibilidades para que a pessoa com deficiência crie sua própria forma de percepção da arte.
As obras selecionadas fazem parte da Exposição "Sentir prá Ver", com reproduções de obras originais que estão na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A primeira é  a pintura “Sem Título” de Di Cavalcanti (Rio de Janeiro, 1897). A segunda obra, "Marinha", de Almeida Júnior (Guarujá/SP, 1895).



Descrição da Pintura: Mulher de pele morena, cabelos pretos curtos, usa vestido laranja com cinto vermelho. Está sentada numa cadeira, debruçada em uma mesa de madeira com uma toalha vermelha com uma cadeira vazia ao lado.

Descrição: Daniella está sentada representado uma obra de Di Cavalcanti, debruçada sobre uma mesa com uma toalha vermelha. No fundo, painel com fotos de rostos de pessoas, no chão piso acarpetado.

Descrição: Daniella usa um vestido laranja, com um tecido sobre os ombros, cobrindo os braços, como grandes asas vermelhas. O cabelo castanho está preso de lado, a pele branca e olha para baixo. A foto demonstra movimento, como se estivesse girando. Obras da exposição ao fundo e algumas pessoas sentadas.


Descrição: Daniella usa um vestido laranja, deitada sobre uma mesa de barriga para cima, braços abertos, movimento as perna. Ao lado e atrás duas cadeiras de madeira. Ao fundo, várias pessoas assistindo sentadas e de pé, entre eles um cadeirante e duas guia-intérpretes sinalizando e outra falando ao ouvido. De pé ao lado esquerdo, duas mulheres, uma delas é a audiodescritora falando no microfone. Do lado direito e esquerdo as obras expostas da exposição.

Descrição da Pintura: Obra Marinha de Almeida Júnior. Praia de Guarujá, na frente um braço de rio que desagua no mar que está no fundo. No canto direito uma formação rochosa.

Descrição: Intérprete de pele branca, cabelos avermelhados longos. Usa um vestido azul mesclado. Está ajoelhada e dança sobre um grande tecido azul mesclado.  No fundo, foto com rostos de pessoas.


Descrição: Intérprete de pele branca, cabelos avermelhados longos. Usa um vestido azul mesclado. Está de perfil, com o braço esquerdo estendido para frente e o direito para cima. Segura um tecido azul mesclado nas mãos enquanto dança.  No fundo, foto com rostos de pessoas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.