16 dezembro, 2015

A Menina do Retrato, espetáculo de dança infanto-juvenil acessível.


DiDanDa - Grupo Experimental de Dança, composto por intérpretes-criadoras com e sem deficiência, se apresentaram na Virada Inclusiva 2015, no palco do Parque do Ibirapuera/ SP com o espetáculo "A Menina do Retrato". 
Com a proposta de ser uma apresentação de dança voltada para o público infanto-juvenil, contamos com a audiodescrição mediadora e Libras (Língua Brasileira de Sinais) em nosso trabalho de pesquisa. As músicas de Cecília Cavalieri França compõem nossa narrativa para o espetáculo.
Vocês podem assistir através de nosso vídeo, um pedacinho desse trabalho no qual pretendemos disponibilizar com 100% de acessibilidade comunicacional. Sejam todos bem-vindos!


Descrição do Vídeo: Quatro dançarinas estão no palco, agrupadas umas atrás das outras, a primeira sentada, a segunda e terceira ajoelhadas e a quarta de pé. Todas estão com vestidos floridos com fundo branco e flor nos cabelos presos. Na frente do palco faixa laranja escrito em branco com o logotipo da Virada Inclusiva e dos organizadores. Na frente das dançarinas dois retornos, no fundo do palco uma grande tela preta transparente entre nuvens. 

Ficha Técnica:
Concepção, Direção e Intérprete-Criadora: Daniella Forchetti
Intérpretes-Dançarinas: Nathalia Pagliuso, Shirlei Caetano e Shirlei Rodrigues.
Intérprete de Libras: Elsinha de Oliveira
Música: "O Morro e o Sonho" de Cecília Cavalieri França
Audiodescrição, Legendas e Edição do Vídeo: Daniella Forchetti
Fotografia: Reinaldo Meneguim
Produção e Gravação: Virada Inclusiva

Descrição da Foto: Quatro dançarinas estão no palco, agrupadas uma atrás da outra, a primeira sentada, a segunda e terceira ajoelhadas e a quarta de pé, com os braços espreguiçando. Todas estão com vestidos floridos com fundo branco e flor nos cabelos presos. Na frente do palco faixa laranja escrito em branco o logotipo da Virada Inclusiva e dos organizadores. Na frente das dançarinas dois retornos, no fundo do palco uma grande tela preta transparente com os galhos das árvores atrás.

Descrição da Foto: Cinco intérpretes enfileiradas uma atrás da outra em foto de perfil. As quatro primeiras são dançarinas e a última intérprete de Libras. A primeira, que também faz audiodescrição mediadora está com um headset, com os braços um para cima outro para baixo com os cotovelos dobrados. O restante segura no braço da pessoa que está na sua frente, como num trem. As dançarinas usam vestido florido com fundo branco, a intérprete de Libras camiseta branca e sais vermelha com faixa rosa na cintura. Todas estão com flor nos cabelos presos, sorrindo. No fundo troncos e galhos de árvores.

Descrição da Foto: Cinco intérpretes enfileiradas uma atrás da outra em foto de perfil. A primeira está com os braços arredondados voltados para cima. Atrás apoiando no antebraço está as outras do grupo, uma atrás da outra. No fundo folhagens de árvores.

Descrição da Foto: Daniella é intérprete-criadora, dança com os braços abertos, arredondados para cima. Usa um head-set para fazer a audiodescrição e vestido floral com fundo branco e detalhes em vermelho e verde.

Descrição da Foto: Nathalia é intérprete-criadora, dança com os braços abertos esticados para os lados, cabeça inclinada para atrás, sorridente, girando sobre os dois pés. Está usando vestido florido de branco, laranja com detalhes em preto.

Descrição da Foto: Shirlei é intérprete-criadora, dança com os braços arredondados, elevados para cima, rosto de perfil. Usa vestido branco florido de azul, com tiara de flores na cabeça.

Descrição da Foto: Shirlei é intérprete-criadora, dança no canto esquerdo da foto, na frente, com os dois braços elevados arredondados, olhar para cima. Usa vestido com fundo branco com flores vermelhas. No fundo, as três intérpretes observam-na dançar.

Descrição da Foto: Elsa, intérprete de Libras está sinalizando no canto esquerdo. Está sorridente, com uma flor vermelha no cabelo, com camiseta branca, faixa rosa na cintura, saia longa rodada vermelha. No fundo três intérpretes se abraçam. No canto direito banner da Virada Inclusiva. 


Descrição da Foto: As intérpretes estão de mãos dadas, próximas, voltadas para o alto. No fundo árvores. e iluminação.

Descrição da Foto: As quatro intérpretes-criadoras e a intérprete de Libras estão lado-a-lado se abraçando pelas costas, todas sorridentes para a foto. Do canto esquerdo para a direita. Nathalia, Shirlei Caetano, Shirlei Rodrigues, Daniella e Elsa. 

03 dezembro, 2015

Apresentação Virada Inclusiva - DiDanDa.


Descrição do Convite: VIRADA INCLUSIVA

É com prazer que convidamos para mais uma apresentação do DiDanDa - Grupo Experimental de Dança, composto por pessoas com e sem deficiência. Vamos estar nos apresentando com a coreografia 3X4: a menina do retrato, um espetáculo infanto-juvenil 100% inclusivo, contando com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição mediadora. Neste dia haverão muitas apresentações no palco. Contamos com a presença de todos!
Dia: 05/12/2015 – Sábado
Horário: 10h           
Local: Parque Ibirapuera (próximo a fonte multimídia)
Portão 10


Descrição da Foto: Quatro dançarinas de pé, em círculo, uma está com um braço solto, esticado para cima, o outro braço estendido para frente dando a mão para outra dançarina, as outras estão de mãos dadas com os braços elevados. Nos entreolhamos. Estamos com os cabelos presos, com flor, vestido com fundo branco floridos. Dançamos num palco com tablado de madeira, no fundo um grande painel branco escrito em vermelho CULTURA INCLUSIVA.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.- Audiodescrição em Ação.

Hoje é um bom momento de reflexão de como está o Brasil atualmente. Muitas conquistas foram feitas no campo da inclusão e, principalmente foram criadas leis para garantir o direito das pessoas com deficiência. Para minha alegria, a acessibilidade comunicacional vem crescendo cada vez mais. Neste ano, pude fazer parte da primeira turma do Curso de Especialização em Audiodescrição pela Universidade de Juiz de Fora. Com trabalhos de pesquisa muito diversos, poderemos conhecer um pouco mais pelo vídeo feito pelo Núcleo da Universidade. 



Espero que cada um com seu trabalho de pesquisa possa colaborar para o crescimento da audiodescrição no Brasil e também ampliar o campo da acessibilidade comunicacional.

Cultura inclusiva, eu faço parte!