19 setembro, 2016

Audiodescrição de Dança- Centro Cultural São Paulo.



Descrição da Foto: Close do meu rosto, na penumbra, dentro de uma cabine. Mulher de pele clara, cabelos castanhos curtos na altura dos ombros, olhos castanhos, sorrindo para a foto. Uso uma camiseta preta com um colar de sementes. Na frente, um microfone de mesa.

A convite da Iguale Comunicação e Acessibilidade realizei o roteiro de audiodescrição e a narração de duas companhias de dança neste final de semana no Centro Cultural de São Paulo.
 
Brasílica Extemporâneo
A Cia. Brasílica foi fundada em 2006 e atua junto às manifestações populares brasileiras no que diz respeito à pesquisa, à difusão e à investigação em dança, e tem a direção artística de Deca Madureira. Incentiva o estudo das estéticas populares para a formação do cidadão consciente do contexto sociocultural e histórico em que está inserido e para afirmação de novos caminhos para a dança. 

cie. « à fleur de peau »
Denise Namura (brasileira) e Michael Bugdahn (alemão) são bailarinos/coreógrafos radicados em Paris. Formaram-se em diversas linhas de dança, mas também em teatro físico e mímica corporal. Fundaram a cie. « à fleur de peau » em 1988. Os dois coreógrafos consideram igualmente a pedagogia como um aspecto essencial de sua pesquisa. Desde a criação da companhia, eles se dedicam a diversas ações pedagógicas e de sensibilização em torno de seu trabalho de criação.  

Que mais iniciativas como essa possam apoiar o trabalho de acessibilidade no campo da dança para que mais pessoas desfrutem da fruição da arte.
Para quem nunca ouviu falar, audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que transforma as informações visuais em palavras para pessoas cegas e com baixa-visão. Hoje em dia percebeu-se que esse grupo é expandido, abarcando também pessoas surdocegas, idosos, com dislexia, com deficiência intelectual e analfabetos.

11 setembro, 2016

Convite Acessível: Sarau para Todos.


Estaremos participando com o DiDanDa- Grupo Experimental de Dança na abertura do Sarau para Todos. Também estarei realizando a audiodescrição do evento, que contará também com o recurso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Sejam todos bem-vindos!

Convite Acessível

O Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Poiesis convidam ao SARAU PARA TODOS.
Um evento organizado pelo Ponto de Cultura Ritmos do Coração, que reunirá diferentes grupos para celebrar a diversidade, em formatos acessíveis e compartilhar, por meio de apresentações musicais, literárias, dançantes, esquetes teatrais, circenses e exposições, a vontade, a criatividade e o talento de quem tem muito a revelar.

Dia: 17 de Setembro de 2016
Horário: 14:30 às 17:30h
Local: Casa das Rosas/ Av. Paulista, 37.

Prestigie e incentive o acesso as artes para todos! O evento contará com recursos de audiodescrição e Libras.

Descrição do Convite: Sobre um fundo cinza claro escrito em preto, azul e rosa, sai uma faixa azul escura na horizontal, no canto direito superior, escrito em verde. Da ponta esquerda dessa faixa partem seis losangos, sendo um maior. Eles estão sobrepostos na vertical, com diferentes fundos coloridos e dentro os ícones: um saxofone em laranja, uma pessoa saltando de perfil com os braços para atrás em verde, as duas máscaras símbolo do teatro em azul, uma nota musical em rosa, uma pessoa de ponta cabeça, apoiada sobre uma mão em vermelho. No losango maior está o logo do Ritmos do Coração, pulsando arte para inclusão e cidadania. No final da página dois logos no canto direito, Acessível em Libras, Língua Brasileira de Sinais e, Música e Movimento: Acessibilidade Cultural. Abaixo, sobre fundo branco, os logos dos organizadores e apoiadores.

02 setembro, 2016

IV Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural.

Quero agradecer à todos meus amigos queridos que compartilharam comigo a participação na Roda de Conversa: Acessibilidade cultural e a pessoa surdocega no IV Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, Casa da Ciência/ RJ.

.
  Descrição da Foto:: Num auditório, estou de pé no canto esquerdo, algumas cadeiras próximas, Claudia e Aretha sentadas no canto direito, usando o Tadoma para conversar. No fundo um powerpoint da pintura de Di Cavalcanti. 

Descrição da Foto: No auditório, todos sentados, estamos ouvindo Carlos palestrando, utilizando da Libras , enquanto Elsa, sua intérprete, traduz para o grupo. Claudia Sofia utiliza o método Tadoma para se comunicar. Toca meu rosto com a mão espalmada apoiada sobre meu queixo.

Descrição da Foto: Estamos todos sentados em uma varanda, nos abraçando ou dando as mãos, lado a lado, sorrindo para a fotografia.

Para maiores informações do encontro: