03 dezembro, 2015

Apresentação Virada Inclusiva - DiDanDa.


Descrição do Convite: VIRADA INCLUSIVA

É com prazer que convidamos para mais uma apresentação do DiDanDa - Grupo Experimental de Dança, composto por pessoas com e sem deficiência. Vamos estar nos apresentando com a coreografia 3X4: a menina do retrato, um espetáculo infanto-juvenil 100% inclusivo, contando com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição mediadora. Neste dia haverão muitas apresentações no palco. Contamos com a presença de todos!
Dia: 05/12/2015 – Sábado
Horário: 10h           
Local: Parque Ibirapuera (próximo a fonte multimídia)
Portão 10


Descrição da Foto: Quatro dançarinas de pé, em círculo, uma está com um braço solto, esticado para cima, o outro braço estendido para frente dando a mão para outra dançarina, as outras estão de mãos dadas com os braços elevados. Nos entreolhamos. Estamos com os cabelos presos, com flor, vestido com fundo branco floridos. Dançamos num palco com tablado de madeira, no fundo um grande painel branco escrito em vermelho CULTURA INCLUSIVA.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.- Audiodescrição em Ação.

Hoje é um bom momento de reflexão de como está o Brasil atualmente. Muitas conquistas foram feitas no campo da inclusão e, principalmente foram criadas leis para garantir o direito das pessoas com deficiência. Para minha alegria, a acessibilidade comunicacional vem crescendo cada vez mais. Neste ano, pude fazer parte da primeira turma do Curso de Especialização em Audiodescrição pela Universidade de Juiz de Fora. Com trabalhos de pesquisa muito diversos, poderemos conhecer um pouco mais pelo vídeo feito pelo Núcleo da Universidade. 



Espero que cada um com seu trabalho de pesquisa possa colaborar para o crescimento da audiodescrição no Brasil e também ampliar o campo da acessibilidade comunicacional.

Cultura inclusiva, eu faço parte!



09 outubro, 2015

A Moça de Di Cavalcanti - vídeo monografia.






Esse vídeo-dança faz parte de minha monografia, A Moça de Di Cavalcanti: diálogos intersemióticos entre pintura, dança e audiodescrição, corporificando as palavras para o público surdocego. Esse trabalho foi apresentado pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG com a orientação da professora Dra. Amanda Tojal e na banca professora Dra. Lívia Motta e a professora Bell Machado.
Gostaria de compartilhar com todos o resumo desse trabalho de pesquisa:


Aguçar todos os sentidos, envolver-se pela música, a audiodescrição vai trazer sentido aos gestos e movimentos, a palavra descrita pela fala ou pelas mãos que interpretam. Tocar a personagem, revelar a obra no espaço, criar sua própria interpretação do tema. A moça de Di é uma performance de dança que faz parte de um projeto de parceria com a exposição “Sentir prá Ver”. Foi selecionada a pintura Sem título de Di Cavalcanti (Rio de Janeiro, 1897-1976), que é uma das 14 reproduções fotográficas de obras pertencentes à Pinacoteca do Estado de São Paulo. A exposição inclui como recurso de acessibilidade a audiodescrição mediadora das pinturas, isto é, a audiodescrição que estimula a exploração e interpretação das obras selecionadas. Essas reproduções são acompanhadas de outros meios acessíveis como forma de facilitar a compreensão das obras, como: palavras-chave, poesias, reproduções tridimensionais e bidimensionais e pranchas compostas por figura/fundo em alto-contraste. A performance representando a pintura será mais uma forma de traduzir uma obra de arte por meio da experiência concreta, corporificando a palavra para o público. Foi convidada para essa apresentação uma instituição que atende surdocegos e pessoas com múltiplas deficiências da cidade de São Paulo, sendo selecionadas duas surdocegas adultas para participar da pesquisa, levando em
consideração que uma usa aparelho auditivo e é cega e outra, com perda auditiva profunda e baixa visão, utiliza a Libras Tátil (Língua Brasileira de Sinais). Com base nos dados coletados através de fotografia e vídeo foi realizado um estudo de caso.
Para a análise dos dados utilizarei as ferramentas
de audiodescrição de dança descritas por Snyder, fundamentadas no
Laban Movement Analysis (LMA). Pretendo demonstrar que a utilização da audiodescrição da dança e a vivência da corporificação da obra pelo surdocego através de sua performance irá somar à compreensão da pintura propriamente dita, sendo assim mais um importante recurso de acessibilidade que poderá ser utilizado em exposições, apresentações de dança e no campo das artes cênicas e visuais de forma geral.

Palavras-chave:
Pintura de Di Cavalcanti. Dança. Audiodescrição. Surdocego. Laban. Corporificação das palavras.























28 maio, 2015

Dança e Audiodescrição: Uma parceria de acessibilidade cultural.


Na parceria com a exposição "Sentir prá Ver", com proposta curatorial e educativa da professora Amanda Tojal, a performance de dança foi incorporada como mais um elemento de acessibilidade. No caso, fui a intérprete-criadora, que corporifica a obra para as pessoas com deficiência visual, surdocega e com múltiplas deficiências, que poderá sentir na tridimencionalidade da representação, no caso das pinturas.
Na parceria a audiodescrição da performance irá compor com a audiodescrição da pintura, somando mais informações e possibilidades para que a pessoa com deficiência crie sua própria forma de percepção da arte.
As obras selecionadas fazem parte da Exposição "Sentir prá Ver", com reproduções de obras originais que estão na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A primeira é  a pintura “Sem Título” de Di Cavalcanti (Rio de Janeiro, 1897). A segunda obra, "Marinha", de Almeida Júnior (Guarujá/SP, 1895).



Descrição da Pintura: Mulher de pele morena, cabelos pretos curtos, usa vestido laranja com cinto vermelho. Está sentada numa cadeira, debruçada em uma mesa de madeira com uma toalha vermelha com uma cadeira vazia ao lado.

Descrição: Daniella está sentada representado uma obra de Di Cavalcanti, debruçada sobre uma mesa com uma toalha vermelha. No fundo, painel com fotos de rostos de pessoas, no chão piso acarpetado.

Descrição: Daniella usa um vestido laranja, com um tecido sobre os ombros, cobrindo os braços, como grandes asas vermelhas. O cabelo castanho está preso de lado, a pele branca e olha para baixo. A foto demonstra movimento, como se estivesse girando. Obras da exposição ao fundo e algumas pessoas sentadas.


Descrição: Daniella usa um vestido laranja, deitada sobre uma mesa de barriga para cima, braços abertos, movimento as perna. Ao lado e atrás duas cadeiras de madeira. Ao fundo, várias pessoas assistindo sentadas e de pé, entre eles um cadeirante e duas guia-intérpretes sinalizando e outra falando ao ouvido. De pé ao lado esquerdo, duas mulheres, uma delas é a audiodescritora falando no microfone. Do lado direito e esquerdo as obras expostas da exposição.

Descrição da Pintura: Obra Marinha de Almeida Júnior. Praia de Guarujá, na frente um braço de rio que desagua no mar que está no fundo. No canto direito uma formação rochosa.

Descrição: Intérprete de pele branca, cabelos avermelhados longos. Usa um vestido azul mesclado. Está ajoelhada e dança sobre um grande tecido azul mesclado.  No fundo, foto com rostos de pessoas.


Descrição: Intérprete de pele branca, cabelos avermelhados longos. Usa um vestido azul mesclado. Está de perfil, com o braço esquerdo estendido para frente e o direito para cima. Segura um tecido azul mesclado nas mãos enquanto dança.  No fundo, foto com rostos de pessoas.








23 abril, 2015

IMPROVISAações - apresentação na Reatech.

Lab1 IMPROVISA ações, foi realizado no palco central da Feira de de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade/2015.

Concepção: Daniella Forchetti

Intérpretes-criadores:
Daniella Forchetti, Nathalia Pagliuso, Shirlei Rodrigues, Sergio Bom e Shirlei Caetano.

Nossa Página no Facebook: https://www.facebook.com/didandadancaexperimental?fref=ts

18 março, 2015

Convite Acessível: Encontro Mulheres de Marte.


MULHERES DE MARTE.
Este é um encontro para experimentar. Vamos viver juntas momentos de movimento, inspiração e silêncio. Um convite ao feminino para receber e nutrir-se da poderosa energia do planeta vermelho.
Para a astrologia, 2015 será um ano regido por Marte a partir de 20/03. Neste momento, o Sol ingressa em Áries e começa sua caminhada pelos 12 signos do zodíaco.
Através da dança com tambores, reflexões em grupo e o uso de óleos essenciais vamos vivenciar a energia vibrante de Marte, tonificar nossos corpos, refletir sobre o que simboliza e como pode ser uma força para resgatarmos nosso próprio poder.
Esperamos por você!
Facilitadoras: Danni Forchetti, Mozana Amorim e Silvia Sena.
Quando: 21/03/2015
Onde: Casa do Núcleo – Rua Pare Cerda, 25. Alto de Pinheiros.
Encontro exclusivo para mulheres, a partir de 18 anos. Venham com roupas confortáveis, a atividade será feita descalça.
Informações e inscrições pelo e-mail: mulheresdemarte2015@gmail.com
Investimento: R$ 75,00
Descrição do Convite: No fundo, a foto de um caminho de rochas (flowing rocks), como num deserto montanhoso, formado por partes riscadas nas cores vermelho alaranjadas. Sobre ela, está escrito o título e o texto em letras brancas. Na parte inferior do convite, com fundo branco escrito em laranja as informações gerais do evento. No canto direito inferior da página o logotipo da Casa do Núcleo.
Neste encontro contaremos com o recurso de audiodescrição, rampas de acesso na entrada e banheiro adaptado. Qualquer outra necessidade, favor entrar em contato com antecedência pelo e-mail informando.
Audiodescrição: Daniella Forchetti


17 janeiro, 2015

Oficina de Dança Educativa com Tambores.

Oficina criada para o Festival Internacional de Jogos Musicais, organizado pelo Música e Movimento. Os participantes puderam experimentar noções de pulso, ritmo e tempos marcados através dos movimentos com os tambores.Trabalhando com as noções de rápido e lento, forte e fraco, pudemos construir variações associadas a diferentes direções espaciais. 
Um jeito divertido de trabalhar a consciência corporal do educador musical  e sua criatividade através da dança!

Descrição da Foto: Um grupo de aproximadamente 30 pessoas, estão todos de pé. No chão, à frente de cada participante um tambor.
Descrição da Foto: Um grupo de aproximadamente 30 pessoas, estão todos de pé. No chão, à frente de cada participante um tambor.

Descrição da Foto: Participantes estão de pé segurando o tambor e balançando como uma peneira.
Descrição da Foto: Participantes estão de pé segurando o tambor e balançando como uma peneira.

Descrição da Foto: Participantes estão em círculo segurando uma baqueta com uma das mãos, esticando o braço e o corpo na posição "touché"de esgrima.
Descrição da Foto: Participantes estão em círculo segurando uma baqueta com uma das mãos, esticando o braço e o corpo na posição "touché"de esgrima.

 Descrição da Foto: Estou com uma baqueta em uma das mãos, esticando o braço e o corpo na posição "touché"de esgrima.
 Descrição da Foto: Estou com uma baqueta em uma das mãos, esticando o braço e o corpo na posição "touché"de esgrima com alguns participantes em volta. 


Descrição da Foto: Parte dos participantes estão lado-a-lado, com o tambor na frente no chão. Eles estão posicionados em três posições: baixo, médio, alto.
Descrição da Foto: Parte dos participantes estão lado-a-lado, com o tambor na frente no chão. Eles estão posicionados em três posições: baixo, médio, alto. 

Descrição da Foto: Participantes estão em semi-círculo segurando o tambor com as mãos, sentados de pernas cruzadas.
Descrição da Foto: Participantes estão em semi-círculo segurando o tambor com as mãos, sentados de pernas cruzadas.

Descrição da Foto: Participantes estão em círculo, sentados de pernas cruzadas, segurando o tambor na frente do rosto.
Descrição da Foto: Participantes estão em círculo, sentados de pernas cruzadas, segurando o tambor na frente do rosto.

Descrição da Foto: Participantes estão caminhando tocando o tambor em diversas direções.
Descrição da Foto: Participantes estão caminhando tocando o tambor em diversas direções.

Descrição da Foto: Participantes estão em pé, com os braços esticados para cima, tocando o tambor.
Descrição da Foto: Participantes estão em pé, com os braços esticados para cima, tocando o tambor.

Descrição da Foto: Participantes estão tocando o tambor. Eles estão posicionados em três posições: baixo, médio, alto.
Descrição da Foto: Participantes estão tocando o tambor. Eles estão posicionados em três posições: baixo, médio, alto. 

Descrição da Foto: Participantes estão caminhando em diversas direções tocando o tambor. Todos sorridentes.
Descrição da Foto: Participantes estão caminhando em diversas direções tocando o tambor. Todos sorridentes.