02 agosto, 2018

I Prêmio Arte e Inclusão.


Hoje é dia de celebrar! Nosso grupo DiDanDa foi um dos selecionados com "I Prêmio Arte e Inclusão", categoria dança. Estaremos apresentando nosso novo projeto na Virada Inclusiva do Estado de São Paulo, em Dezembro. Quero agradecer em nome do grupo ao Memorial da Inclusão pelo apoio e parabenizar os participantes contemplados que se dedicam à divulgação da arte para todos!


Descrição do Banner: Em formato quadrado, com fundo laranja, Virada Inclusiva, em branco, abaixo, participação plena, em laranja. No centro, ícones de três bonecos, na cadeira de rodas, de ponta-cabeça e de bengala, intercalado por mãozinhas. Em volta, em formato meia-lua, ícones dentro de círculos. Abaixo, construções da cidade de São Paulo.



 "I Prêmio Arte e Inclusão" 

Objetivos
I. Premiar grupos, companhias ou artistas com deficiência selecionados pela Comissão de Seleção, por meio de destinação de recursos para que se apresentem na 9ª edição da Virada Inclusiva.
II. Estimular artistas com deficiência, profissionais e amadores, na elaboração e divulgação de seus projetos artísticos.
III. Contribuir para a democratização e ocupação dos espaços públicos por pessoas com deficiência.

Categorias
Artigo 3º - O "I Prêmio Arte e Inclusão" será composto pelas categorias:
I - Dança
II - Música
III - Teatro

Resultado dos contemplados podem ser conferidos através do link:
http://www.abacai.org.br/institucional-home.php?id=704


01 agosto, 2018

Movimento na Primeira Infância, Faculdade Teológica, São Paulo.

É com alegria que compartilho mais um encontro do Música e Movimento na Educação Infantil em que eu fiz parte com o curso Movimento na Primera Infância. Aconteceu na Faculdade Teológica em São Paulo,  entre 11 e 13 de Julho/ 2018. 
Quero agradecer à todos os participantes a presença e a alegria de compartilhar nosso conhecimento e histórias.  

Descrição da Foto: Um grupo de quarenta participantes dançam com as mãos nos ombros da pessoas da frente, circulando pela sala grande. 

Descrição da Foto: Daniella dança de costas, com os braços arredondados para cima, apoiada em outra participante. Outras pessoas dançam envolta. Uma grande janela no fundo.

Descrição da Foto: Os participantes dançam com os braços para o alto.

Descrição da Foto: Em uma grande sala, os quarenta participantes estão sentados sobre tatâmes abraçados pelas costas.

Descrição da Foto: São cinco educadores em poses representando a natureza. Seguram galhos, flores, folhas com os braços estendidos em diferentes direções enquanto dançam.

 Descrição da Foto: Uma grande roda com educadores segurando em uma mão um tecido colorido e a outra se movimentando no ar. Dois participantes em lados opostos esticam os braços para o centro da roda. Estão em uma sala de aula com participantes sentados observando.

Descrição da Foto: São nove duplas, entre homens e mulheres que se abraçam pelas costas sentados no chão. Alguns de olhos fechados, outros abertos, com o corpo apoiado na pessoa sentada atrás que o abraça.

Descrição da Foto: Em uma grande sala de aula, um grupo de mais de 40 pessoas posam para foto, alguns de pé outros no chão, aglomerados e sorridentes. Um grande tecido colorido passa por detrás e no meio do grupo. Eu estou ajoelhada, no canto direito acenando com um tecido azul.

30 junho, 2018

Matéria: O Corpo na Arte.


Segue um trecho da matéria realizada pelo jornal O São Paulo, 29 de Junho de 2019, por Nayá Fernandes, à respeito do Corpo na Arte, com artistas com deficiência e, nossa intérprete Shirlei Caetano, do grupo DiDanDa, participação especial de Daniella Forchetti. A matéria completa pode ser conferida pelo site:

"A dança, o teatro e as demais manifestações artísticas, sobretudo aquelas que evidenciam o corpo, são, na maioria das vezes, consideradas inapropriadas para pessoas com alguma deficiência que, aparentemente, as impede de expressarem-se artisticamente. Na maioria das vezes, a atividade é vista mais do ponto de vista terapêutico do que da capacidade artística da pessoa com deficiência.
A dificuldade é vivenciada por muitos artistas, como, por exemplo, Arthur Baldin, 24, formado em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP e mestrando pela mesma Universidade. Arthur está realizando uma pesquisa sobre o corpo debilitado no espaço cênico e prepara um monólogo na qual conta e ri da própria história.
Arthur nasceu com anóxia neonatal. Durante um trabalho de parto complicado e demorado, passou por insuficiência respiratória e, além de permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), teve convulsões no pós- -parto. “Uma amiga da minha mãe sugeriu que ela me batizasse ainda lá na UTI e assim ela fez. Depois disso, eu comecei a me recuperar e no dia seguinte recebi alta do hospital”, contou Arthur, que, como sequelas, ficou com dificuldades na fala e alguns movimentos descoordenados no corpo. 
Shirlei Caetano Pinto Araújo, 65, é dançarina e artista plástica. Natural de Londrina (PR), ela nasceu com a rara síndrome de Usher, doença genética que leva à perda parcial ou completa da visão e da audição. Ela escuta com a ajuda de aparelhos e tem perda total de olfato. Shirlei foi a única que teve consequências entre seis irmãos, e a síndrome se desenvolveu pelo fato de os pais de Shirlei serem primos. 
“Meus pais não perceberam que eu escutava mal e só depois de muitos anos percebi que eu era uma pessoa com deficiência e tinha alguns direitos adquiridos. Trabalhei na banca de jornal do meu pai até me casar e tive com meu esposo um filho”, contou à reportagem do O SÃO PAULO.  
Os médicos fizeram um procedimento cirúrgico que impediu que Shirlei tivesse outros filhos, pois, segundo eles, a gestação acelera sintomas da síndrome. “Eles fizeram a cirurgia praticamente sem o meu consentimento. Meu esposo e eu gostaríamos de ter outros filhos”, afirmou Shirlei, que é viúva e mora com o filho, Willians Pinto Araújo, 29. Há cerca de 10 anos, após recuperar-se de um câncer de mama, ela perdeu também a visão e hoje só consegue diferenciar claros e escuros. 

A DANÇA 

Shirlei foi, por si mesma, descobrindo como tirar o máximo da sua condição. Quando frequentou o Hospital das Clínicas, foi encaminhada para instituições especializadas, em 2002. Desde então, ela realiza atividades de padaria, esculturas em argila e dança. 
“Eu sou católica e faço muitas esculturas marianas, de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe e Auxiliadora, por exemplo. Gosto muito dos trabalhos manuais”, explicou Shirlei, cujas esculturas são vendidas na sede da própria instituição. A dança contemporânea ela começou há 13 anos.  Hoje, participa de um grupo de dança inclusiva que faz apresentações em congressos, durante a Virada Cultural Inclusiva e em outros eventos. 
“Por meio da dança, podemos criar uma ressonância, utilizando a Arte como instrumento de diálogo entre os indivíduos com e sem deficiência, possibilitando a expressão entre corpos diferentes”, afirmou em seu blog Daniella Forchetti, doutoranda pelo Instituto das Artes na Unicamp e especialista em Linguagens das Artes pela USP. Daniella é professora de Shirlei e a acompanha nos projetos e apresentações."

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO - Douglas Canjani

09 junho, 2018

Movimento na Primeira Infância - Escola Legolar - São Luís do Maranhão

No dia 02 de Junho, realizei uma formação para os professores da escola Legolar, na cidade de São Luís do Maranhão. A escola que atende desde a primeira infância até o fundamental, também realiza o processo de educação inclusiva nas salas regulares. 
Foi muito prazeiroso poder compartilhar sobre a oficina "Movimento na Primeira Infância", abordando aspectos sobre o desenvolvimento infantil e atividades lúdicas e artísticas que estimulam a psicomotricidade, a socialização, a criatividade e a diversidade. 
Gostaria de compartilhar um depoimento da escola que muito me alegrou sobre a formação:
"Fomos “provocados (as)” a refletir na felicidade da criança e na função da comunidade escolar. Aprendemos que devemos estar voltados(as) para a adaptação e socialização dos pequeninos e pequeninas, com sensibilidade, respeito e um olhar acolhedor das características individuais de cada um.
Vivenciamos momentos práticos da realidade escolar. Participamos de dinâmicas e oficinas que nos permitiram ver ao mesmo tempo a simplicidade e a complexibilidade do indivíduo em formação. Quanta reflexão!
Enfim, foram momentos de muita ludicidade, criatividade, diversão e interação. De fato, foi uma formação muito prazerosa." Legolar (São Luís do Maranhão)


Descrição da Foto: Um grupo de dezoito professoras dançam de pé com lenços coloridos de mãos dadas. Daniella está no meio dançando junto.

Descrição da Foto: Daniella está no fundo, olhos fechados de pé. Está de mãos dadas com as professoras enquanto seguram lenços coloridos e os braços para cima.

Descrição da Foto: Numa quadra um grupo de mais de vinte professoras caminham uma atrás das outras, girando em círculo. Seguram lenços coloridos em cada mão.

Descrição da Foto: Daniella está ajoelhada no centro de um círculo de professoras sentadas em volta sobre um tatame.

Descrição da Foto: Um grupo de professoras de pé, fazem o movimento espiralado, com lenços coloridos e de mãos dadas.

Descrição da Foto: As professoras estão deitadas de bruços sobre o tatame relaxando.

Descrição da Foto: Daniella está sentada no canto esquerdo de uma sala de aula com professores assistindo a uma apresentação. Myguel está sentado no chão brincado.

09 novembro, 2017

Fotos da Oficina Movimento na Primeira Infância.

O Encontro do Música e Movimento na Educação Infantil, foi só alegria! Na oficina Movimento na Primeira Infância tivemos momentos de compartilhar conhecimento e viver no próprio corpo a experiência de voltar a ser criança. As fotos foram tiradas na Faculdade Teológica Batista, no bairro de Perdizes, em São Paulo. 

Descrição da Foto: Um grupo de nove educadores compõe a forma de um animal que rasteja. As duas da frente estão a primeira sentada de braços estendidos para cima e a segunda de pé, segura as mãos da participante da frente. Ambas de boca bem aberta.

Descrição da Foto: Um grupo de nove educadores estão de pé, alinhados em formato triangular, de braços dados. A educadora da frente está com os braços estendidos para frente e com as mãos faz o bico de um animal criado pelo grupo. Estão rindo ou fazendo uma cara engraçada.

Descrição da Foto: Um grupo de aproximadamente vinte educadores fazem composições de um grande animal, alguns grupos de pé outros rastejam pelo chão.

Descrição da Foto: Um grupo de aproximadamente vinte educadores estão em círculo e seguram um grande tecido colorido, parachute. Outros educadores envolta observam enquanto os do meio dançam e movimentam o tecido.

Descrição da Foto: Um grupo de aproximadamente vinte pessoas dançam de pé pela sala, alguns com os braços abertos como asas.

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Descrição da Foto: Um grupo de aproximadamente sessenta pessoas, composto por educadores e professores da formação do encontro, estão agrupados bem próximos, alguns de pé outros sentados no chão, todos sorridentes olhando para a frente. Alguns seguram instrumentos musicais e pompons verdes.

          

08 outubro, 2017

Convite Encontro Música e Movimento na Educação Infantil.

Está chegando nosso encontro!
Nesta semana do Dia das Crianças estaremos realizando em São Paulo o Encontro Música e Movimento na Educação Infantil, na Faculdade Teológica, em Perdizes.
Serão dois dias com muitas oficinas em que a gente aprende brincado! Voltada para educadores e pais de crianças na faixa etária da primeira infância.
Sejam todos bem-vindos!

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Descrição da Foto: Sobre fundo azul, quatro fotos na horizontal. Da esquerda para direita. Shauan Bencks toca ukulelê e Aline Meneses tambor, Thiago Di Luca toda violão, Daniella Forchetti está com um fantoche de cobra na mão e Cacá Lima segura uma bola. Abaixo em Preto, 12 e 13 de Outubro em São Paulo. Música e Movimento na Educação Infantil.

Inscrição pelo site: http://www.musicaemovimento.com.br/blog/item/255-musica-e-movimento-na-educacao-infantil-turma2

01 setembro, 2017

Laboratório de Arte Híbrida: introdução a acessibilidade comunicacional e cultural.

Festival Internacionale GIOCO & MUSICA
Acquasparta/ Terni Luglio/2017 

Laboratorio di creazione collettiva d'arte Ibrida coordinato dal docente Daniella Forchetti. 
Tema: Immigrati 
Musica di César Guerra-Peixe: Família de emigrantes, Tributo a Portinari Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas/ Benito Juarez 
Leggenda: Daniella Forchetti
Produzione: Música e Movimento Acessibilidade Cultural 

Durante o Festival Internacional de Jogos Musicais em Acquasparta/ Terni, na Itália realizamos a laboratório de Arte Híbrida e introdução a Acessibilidade Comunicacional e Cultural. De forma poética, foram descritas as imagens dos movimentos e do quadro de Portinari, como mote para a criação coletiva. Segue tradução livre do italiano para o português de nossa descrição coletiva, em gravação e legenda.
Produção: Daniella Forchetti - Música e Movimento Acessibilidade Cultural
Música de Guerra-Peixe: Tributo a Portinari