30 junho, 2018

Matéria: O Corpo na Arte.


Segue um trecho da matéria realizada pelo jornal O São Paulo, 29 de Junho de 2019, por Nayá Fernandes, à respeito do Corpo na Arte, com artistas com deficiência e, nossa intérprete Shirlei Caetano, do grupo DiDanDa, participação especial de Daniella Forchetti. A matéria completa pode ser conferida pelo site:

"A dança, o teatro e as demais manifestações artísticas, sobretudo aquelas que evidenciam o corpo, são, na maioria das vezes, consideradas inapropriadas para pessoas com alguma deficiência que, aparentemente, as impede de expressarem-se artisticamente. Na maioria das vezes, a atividade é vista mais do ponto de vista terapêutico do que da capacidade artística da pessoa com deficiência.
A dificuldade é vivenciada por muitos artistas, como, por exemplo, Arthur Baldin, 24, formado em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP e mestrando pela mesma Universidade. Arthur está realizando uma pesquisa sobre o corpo debilitado no espaço cênico e prepara um monólogo na qual conta e ri da própria história.
Arthur nasceu com anóxia neonatal. Durante um trabalho de parto complicado e demorado, passou por insuficiência respiratória e, além de permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), teve convulsões no pós- -parto. “Uma amiga da minha mãe sugeriu que ela me batizasse ainda lá na UTI e assim ela fez. Depois disso, eu comecei a me recuperar e no dia seguinte recebi alta do hospital”, contou Arthur, que, como sequelas, ficou com dificuldades na fala e alguns movimentos descoordenados no corpo. 
Shirlei Caetano Pinto Araújo, 65, é dançarina e artista plástica. Natural de Londrina (PR), ela nasceu com a rara síndrome de Usher, doença genética que leva à perda parcial ou completa da visão e da audição. Ela escuta com a ajuda de aparelhos e tem perda total de olfato. Shirlei foi a única que teve consequências entre seis irmãos, e a síndrome se desenvolveu pelo fato de os pais de Shirlei serem primos. 
“Meus pais não perceberam que eu escutava mal e só depois de muitos anos percebi que eu era uma pessoa com deficiência e tinha alguns direitos adquiridos. Trabalhei na banca de jornal do meu pai até me casar e tive com meu esposo um filho”, contou à reportagem do O SÃO PAULO.  
Os médicos fizeram um procedimento cirúrgico que impediu que Shirlei tivesse outros filhos, pois, segundo eles, a gestação acelera sintomas da síndrome. “Eles fizeram a cirurgia praticamente sem o meu consentimento. Meu esposo e eu gostaríamos de ter outros filhos”, afirmou Shirlei, que é viúva e mora com o filho, Willians Pinto Araújo, 29. Há cerca de 10 anos, após recuperar-se de um câncer de mama, ela perdeu também a visão e hoje só consegue diferenciar claros e escuros. 

A DANÇA 

Shirlei foi, por si mesma, descobrindo como tirar o máximo da sua condição. Quando frequentou o Hospital das Clínicas, foi encaminhada para instituições especializadas, em 2002. Desde então, ela realiza atividades de padaria, esculturas em argila e dança. 
“Eu sou católica e faço muitas esculturas marianas, de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe e Auxiliadora, por exemplo. Gosto muito dos trabalhos manuais”, explicou Shirlei, cujas esculturas são vendidas na sede da própria instituição. A dança contemporânea ela começou há 13 anos.  Hoje, participa de um grupo de dança inclusiva que faz apresentações em congressos, durante a Virada Cultural Inclusiva e em outros eventos. 
“Por meio da dança, podemos criar uma ressonância, utilizando a Arte como instrumento de diálogo entre os indivíduos com e sem deficiência, possibilitando a expressão entre corpos diferentes”, afirmou em seu blog Daniella Forchetti, doutoranda pelo Instituto das Artes na Unicamp e especialista em Linguagens das Artes pela USP. Daniella é professora de Shirlei e a acompanha nos projetos e apresentações."

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO - Douglas Canjani

09 junho, 2018

Movimento na Primeira Infância - Escola Legolar - São Luís do Maranhão

No dia 02 de Junho, realizei uma formação para os professores da escola Legolar, na cidade de São Luís do Maranhão. A escola que atende desde a primeira infância até o fundamental, também realiza o processo de educação inclusiva nas salas regulares. 
Foi muito prazeiroso poder compartilhar sobre a oficina "Movimento na Primeira Infância", abordando aspectos sobre o desenvolvimento infantil e atividades lúdicas e artísticas que estimulam a psicomotricidade, a socialização, a criatividade e a diversidade. 
Gostaria de compartilhar um depoimento da escola que muito me alegrou sobre a formação:
"Fomos “provocados (as)” a refletir na felicidade da criança e na função da comunidade escolar. Aprendemos que devemos estar voltados(as) para a adaptação e socialização dos pequeninos e pequeninas, com sensibilidade, respeito e um olhar acolhedor das características individuais de cada um.
Vivenciamos momentos práticos da realidade escolar. Participamos de dinâmicas e oficinas que nos permitiram ver ao mesmo tempo a simplicidade e a complexibilidade do indivíduo em formação. Quanta reflexão!
Enfim, foram momentos de muita ludicidade, criatividade, diversão e interação. De fato, foi uma formação muito prazerosa." Legolar (São Luís do Maranhão)


Descrição da Foto: Um grupo de dezoito professoras dançam de pé com lenços coloridos de mãos dadas. Daniella está no meio dançando junto.

Descrição da Foto: Daniella está no fundo, olhos fechados de pé. Está de mãos dadas com as professoras enquanto seguram lenços coloridos e os braços para cima.

Descrição da Foto: Numa quadra um grupo de mais de vinte professoras caminham uma atrás das outras, girando em círculo. Seguram lenços coloridos em cada mão.

Descrição da Foto: Daniella está ajoelhada no centro de um círculo de professoras sentadas em volta sobre um tatame.

Descrição da Foto: Um grupo de professoras de pé, fazem o movimento espiralado, com lenços coloridos e de mãos dadas.

Descrição da Foto: As professoras estão deitadas de bruços sobre o tatame relaxando.

Descrição da Foto: Daniella está sentada no canto esquerdo de uma sala de aula com professores assistindo a uma apresentação. Myguel está sentado no chão brincado.

09 novembro, 2017

Fotos da Oficina Movimento na Primeira Infância.

O Encontro do Música e Movimento na Educação Infantil, foi só alegria! Na oficina Movimento na Primeira Infância tivemos momentos de compartilhar conhecimento e viver no próprio corpo a experiência de voltar a ser criança. As fotos foram tiradas na Faculdade Teológica Batista, no bairro de Perdizes, em São Paulo. 

Descrição da Foto: Um grupo de nove educadores compõe a forma de um animal que rasteja. As duas da frente estão a primeira sentada de braços estendidos para cima e a segunda de pé, segura as mãos da participante da frente. Ambas de boca bem aberta.

Descrição da Foto: Um grupo de nove educadores estão de pé, alinhados em formato triangular, de braços dados. A educadora da frente está com os braços estendidos para frente e com as mãos faz o bico de um animal criado pelo grupo. Estão rindo ou fazendo uma cara engraçada.

Descrição da Foto: Um grupo de aproximadamente vinte educadores fazem composições de um grande animal, alguns grupos de pé outros rastejam pelo chão.

Descrição da Foto: Um grupo de aproximadamente vinte educadores estão em círculo e seguram um grande tecido colorido, parachute. Outros educadores envolta observam enquanto os do meio dançam e movimentam o tecido.

Descrição da Foto: Um grupo de aproximadamente vinte pessoas dançam de pé pela sala, alguns com os braços abertos como asas.

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Descrição da Foto: Um grupo de aproximadamente sessenta pessoas, composto por educadores e professores da formação do encontro, estão agrupados bem próximos, alguns de pé outros sentados no chão, todos sorridentes olhando para a frente. Alguns seguram instrumentos musicais e pompons verdes.

          

08 outubro, 2017

Convite Encontro Música e Movimento na Educação Infantil.

Está chegando nosso encontro!
Nesta semana do Dia das Crianças estaremos realizando em São Paulo o Encontro Música e Movimento na Educação Infantil, na Faculdade Teológica, em Perdizes.
Serão dois dias com muitas oficinas em que a gente aprende brincado! Voltada para educadores e pais de crianças na faixa etária da primeira infância.
Sejam todos bem-vindos!

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Descrição da Foto: Sobre fundo azul, quatro fotos na horizontal. Da esquerda para direita. Shauan Bencks toca ukulelê e Aline Meneses tambor, Thiago Di Luca toda violão, Daniella Forchetti está com um fantoche de cobra na mão e Cacá Lima segura uma bola. Abaixo em Preto, 12 e 13 de Outubro em São Paulo. Música e Movimento na Educação Infantil.

Inscrição pelo site: http://www.musicaemovimento.com.br/blog/item/255-musica-e-movimento-na-educacao-infantil-turma2

01 setembro, 2017

Laboratório de Arte Híbrida: introdução a acessibilidade comunicacional e cultural.

Festival Internacionale GIOCO & MUSICA
Acquasparta/ Terni Luglio/2017 

Laboratorio di creazione collettiva d'arte Ibrida coordinato dal docente Daniella Forchetti. 
Tema: Immigrati 
Musica di César Guerra-Peixe: Família de emigrantes, Tributo a Portinari Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas/ Benito Juarez 
Leggenda: Daniella Forchetti
Produzione: Música e Movimento Acessibilidade Cultural 

Durante o Festival Internacional de Jogos Musicais em Acquasparta/ Terni, na Itália realizamos a laboratório de Arte Híbrida e introdução a Acessibilidade Comunicacional e Cultural. De forma poética, foram descritas as imagens dos movimentos e do quadro de Portinari, como mote para a criação coletiva. Segue tradução livre do italiano para o português de nossa descrição coletiva, em gravação e legenda.
Produção: Daniella Forchetti - Música e Movimento Acessibilidade Cultural
Música de Guerra-Peixe: Tributo a Portinari


12 junho, 2017

Convite Sonoro: FIJM/ 2017.

O Música e Movimento Acessibilidade Cultural e Projeti
Sonori tem o prazer de convidar para o Festival Internacional de Jogos
Musicais para Educadores/ Festival Internacionale GIOCO & MUSICA.

Estarei realizando uma oficina de Dança Educativa, além de colaborar com a acessibilidade do evento.

Serão 5 dias de palestras, seminários e atividades em grupo, com foco em: introdução à música com objetos e instrumentos melódicos; jogos e músicas com objetos da infância; Jogos de ritmo e harmonia; rítmica dalcroziana; movimento e jogos afro-americanos ; movimento e dança
educativa; percussão corporal e música corporal e composições rítmicas.

Local e Período do encontro: Acquasparta (Terni), Itália, de 17-21 julho.

Mais informações através do e-mail: formazione@progettisonori.it

Audiodescrição e Narração: Daniella Forchetti

26 maio, 2017

Semana Mundial de Brincar/ SESC Consolação.

O SESC em parceria com a Aliança pela Infância se juntam para fazerem parte da Semana Mundial de Brincar. Acontece desde 2009 com o objetivo de provocar reflexões sobre a importância do brincar. Neste ano ocorrerá no período de 20 a 28 de maio com o tema “O brincar que encanta o tempo”. Durante as atividades pretende-se alcançar as crianças, seus familiares e o público interessado visando fortalecer a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância, com a aproximação de adultos e crianças numa convivência lúdica interativa.
Fui convidada para ser mediadora do bate-papo "O Corpo Como Espaço De Brincar", no SESC Consolação. Os três convidados são Marcos Mourão, Uxa Xavier e Sheila Murahovschi. Este encontro propôs uma reflexão sobre o corpo e os indicadores lúdicos na 1ª infância interligados aos movimentos da música, dança e brincadeiras cotidianas.
O final de será recheado de muitas atividades para bebês e crianças. Confira a programação completa através do link:  https://www.sescsp.org.br/programacao/119815_SEMANA+MUNDIAL+DO+BRINCAR+2017#/content=programacao

Descrição da Foto: No saguão do Sesc, sentados em poltronas sobre um pequeno palco no fundo, Sheila, Uxa, Marcos e Daniella. No canto esquerdo, de pé, banner colorido da Semana Mundial de Brincar. Na frente, plateia assistindo.